A gestão de um hospital exige muito planejamento. Ou seja, algumas atividades precisam ser extremamente organizadas para que haja uma assertiva produtividade dentro de um ambiente hospitalar.
É neste momento, que uma implantação de um sistema de gestão integrado faz toda a diferença. Afinal, organizar todos os processos, estoque, fluxos, redução e controle de custos, gestão de recursos, administração de pessoal, entre outros, não é uma tarefa tão simples. Principalmente quando se trata de uma ambiente que demanda muito como o hospitalar.
Um sistema integrado para gestão para uma área de saúde é importante também para criar metas para atingir seus objetivos de forma positiva. Entretanto, o foco deve ser também na otimização de tempo, afinal é um fator imprescindível quando se lida com a vida das pessoas, onde as questões urgentes devem ser tratadas de forma rápida.
Contudo, os hospitais lidam sempre com grande volume de dados que são gerados constantemente e utilizar softwares independentes pode causar transtornos e improdutividade. Da mesma forma que pode adiar a conquista de metas.
Se você se interessou pelo assunto, então continue lendo o artigo. Separamos os benefícios mais importantes para um sistema integrado de gestão hospitalar. Vamos lá?
1- Eficácia na gestão de insumos
Com o uso de um sistema integrado é possível fazer o controle dos insumos do hospital de maneira mais eficaz. De tal forma que é possível verificar o que está sendo mais utilizado e em quanto ao tempo. Assim é possível fazer a gestão conforme a utilização e planejar uma definição.
2- Melhora da performance
Outra grande razão para investir é o ganho em performance. Ao integrar os sistemas, o processo como um todo fica mais ágil e a equipe fica com mais tempo para se dedicar às outras atividades relacionadas aos pacientes, por exemplo.
3- Diminuição de falhas e retrabalhos
Ao adotar essa forma de gestão, uma pesquisa por dados se torna mais ágil, além de ser mais assertiva. Requerido à integração dos processos, a busca será feita com maior precisão, de forma padronizada, evitando assim como falhas e retrabalhos.
4- Agilidade e comodidade no atendimento
Hoje em dia as pessoas buscam agilidade e comodidade nos serviços.E, agora devido a pandemia, mais ainda, já que tudo o que para realizar atendimento à distância é bem-vindo. Com sistema integrado para gestão de hospitalar, é possível atender ao paciente de forma on-line no que diz respeito ao agendamento de consulta e recebimento de resultado.
5- Retenção da informação de forma mais segura
Muito se via em hospitais quando os dados dos pacientes eram armazenados em papéis e fichas que depois eram guardados em arquivos. Mas com a tecnologia, ficou mais fácil reter essas informações de forma mais segura e organizada. A fim de fornecer as informações e facilitar a busca, é possível separar e classificar conforme a necessidade do hospital. Seja por horário de atendimento, dados, responsável etc.
6 – Maior controle financeiro
Os sistemas de gestão do hospitalar possuem formas de gestão financeira e também de relatórios. Com isso, as análises se tornam mais vulneráveis, auxiliando na tomada de decisão.
7 – Gestão de contratos mais eficiente
Um benefício importante que um sistema integrado pode proporcionar é uma gestão de contratos mais eficiente. Principalmente quando se trata de contratos com fornecedores do hospital. O sistema geralmente permite a inclusão de informações relacionadas ao contrato, como valores, orçamentos , etc. Além de poder realizar a troca de informações entre as partes formadas online, facilitando o processo de pagamento do que foi contratado.
Ter um sistema integrado para gestão auxilia muito na melhora da performance no que diz respeito aos processos do hospital. Além de promover a excelência no atendimento aos pacientes.
Agora que você já conhece as razões para implantar um sistema como esse, se quiser saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!
Deixe um comentário