A gestão na área da saúde exige muito esforço e dedicação como em qualquer outro negócio. Mesmo sendo uma administração complexa, ao adotar boas práticas e estar atento aos desafios e tendências que o segmento hospitalar possui, é possível realizar um bom trabalho e gerar bons resultados.
No entanto, os gestores devem ter em mente que a instituição funciona como uma empresa, ou seja, é preciso possuir bons profissionais no quadro, saber demandar e gerenciar pessoas e processos, além de ser assertivo na tomada de decisão.
Atualmente, a área da saúde é extremamente vasta e por isso a tendência é prover atendimentos mais individualizados, e ter foco sempre no cliente, nesse caso no paciente.
Desafios da gestão na área da saúde
Fazer a gestão hospitalar como em qualquer outro negócio
Outro grande desafio para os gestores atuais é, sem dúvidas, enxergar sua instituição de saúde para além da relação paciente/médico. Afinal, falar de laboratórios, clínicas e hospitais é muito mais que pensarmos apenas em assistência, mas algo que também envolve concorrências acirradas.
Cada vez mais, o setor de saúde tem se mostrado competitivo, com organizações que investem pesado na qualidade do atendimento e tecnologias que aumentem a eficiência do trabalho. Sair na frente, assim, é entender quais as expectativas do paciente em relação ao serviço e não tem medo de mudar quando for o que o cenário requer. Antes de oferecer a melhor experiência, estude o que as melhores instituições estão fazendo.
Acompanhar as novidades no que diz respeito à tecnologia
Com os avanços tecnológicos que afetam vários segmentos, a área da saúde não deve ficar de fora. Entretanto, para se atualizar sobre as novidades tecnológicas, é importante acompanhar a concorrência, inclusive as instituições que são referência no mercado e saber quais ferramentas, sistemas e plataformas estão sendo utilizados.
Estar atento a todas essas inovações pode ser um desafio, porém investir em tecnologia aliada à saúde é uma excelente forma de tornar os processos mais eficientes, facilitando o dia a dia do time, além de proporcionar melhor atendimento aos pacientes.
Tendências na gestão do setor da saúde
Realizar agendamento de consultas e exames de forma online
O agendamento online já era uma tendência forte em outros setores, mas depois da pandemia do coronavírus, essa inovação tornou-se uma necessidade nos ambientes hospitalares e laboratoriais. Ao poder agendar consultas e exames on-line reduziu, as filas de espera diminuíram, pois o paciente pode realizar a marcação da consulta em qualquer dia da semana e em qualquer horário. A tendência é que esses sistemas de gestão hospitalar sejam aperfeiçoados e, estarão cada vez mais presente na área da saúde.
No entanto, além desse novo formato de agendamento de consultas e exames, outros processos também se tornaram digitais como agendas, prescrição e receita médica, prontuários eletrônicos e tantos outros.
Hoje em dia, todas as formas de proporcionar mais comodidade ao paciente são muito bem-vindas.
Atualização para armazenamento em nuvem
Como um dos desafios da gestão na área da saúde é acompanhar as novidades em tecnologia, certamente uma das tendências da área também tem a ver com inovação.
O conhecido armazenamento em nuvem já é um termo bastante popular, e trata basicamente do salvamento de dados em um ambiente virtual seguro e de confiança. Além do armazenamento, outra tendência são as plataformas em nuvem. Isto é, elas permitem mais agilidade nos processos de consulta, gestão mais dinâmica dos dados, melhora da produtividade, dentre outros benefícios.
Estar atendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Talvez você já tenha ouvido falar na LGPD, pois é um assunto bastante em evidência no momento. Primeiramente, a lei tem como finalidade rever as estratégias e a política de coleta e armazenamento de dados, no entanto, a LGPD exige que todas as empresas devem comunicar em seus sites quem é o responsável pelos dados – caso isso não ocorra, será considerado uma irregularidade.
A lei visa evitar que ocorram incidentes no que diz respeito aos dados dos clientes e usuários, seja na utilização inadequada de informações ou no vazamento dos dados. Como uma instituição de saúde lida com muitos dados de pacientes, é fundamental que ao fazer a gestão, haja atenção ao processo e armazenamentos dos dados do hospital, clínica, etc.
Considerações Finais
Conforme foi visto, a gestão na área da saúde tem suas tendências e desafios a serem enfrentados. Podemos observar que a tecnologia é um dos pontos mais marcantes e por isso deve receber muita atenção.
A tecnologia faz cada vez mais parte da vida das pessoas e portanto a tendência é estar preparado para atender os pacientes da melhor maneira possível. Um dos maiores desafios é manter o foco no atendimento ao paciente para poder proporcionar um tratamento humanizado e individualizado, onde ele sempre se sinta acolhido e satisfeito.
Clique aqui para entrar em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu hospital ou clínica a fazer a gestão com tecnologia.
Deixe um comentário