A gestão do estoque de farmácia é sempre muito importante. Afinal, fazer essa administração ajuda a ter uma real noção do que realmente é utilizado e quando deve ser feita uma reposição.
Controlar os materiais ou quaisquer outros itens, ainda mais quando se trata de ambiente relacionado à saúde, torna-se ainda mais indispensável. Isto é, por se tratar de produtos em sua grande maioria que possuem prazo de validade, uma má gestão do estoque pode causar muitas perdas de mercadorias. Ou seja, prejudicará financeiramente o estabelecimento de saúde.
Se você tem dúvidas de como fazer em farmácia uma gestão do estoque com eficácia, continue lendo este artigo. Pois, separamos algumas dicas que vão te ajudar na administração do estoque farmacêutico, assim você saberá como controlar melhor e diminuir as chances de ter prejuízos. Vamos lá?
Registre e controle todos os produtos que entram no estoque
Ao fazer o planejamento dos pedidos de compra, é interessante fazer uma pesquisa para buscar os melhores fornecedores. Inegavelmente um fornecedor de produtos de qualidade que realmente entregam o esperado e dentro do prazo estipulado faz toda a diferença.
Mas, é importante que você também faça a sua parte e cheque o que foi entregue e verifique se está de acordo com o pedido. Faça a conferência e verifique se os itens e quantidades discriminados no documento fiscal estão de acordo com o que foi entregue.
Ao passo que este hábito de fazer essa checagem é colocado em prática, menor é o risco de ficar sem o produto ou ter qualquer outro tipo de problema.
Para facilitar a vida de quem faz esse tipo de conferência, já existem softwares onde é possível verificar o estoque de forma automatizada, usando apenas o código de barras.
Verifique e acompanhe os itens perecíveis
Uma das grandes causas de perda de produto é a questão da validade. Com a finalidade de verificar se os produtos ainda estão dentro do prazo, é fundamental fazer uma boa gestão desses itens que possuem validade.
O controle feito através dos lotes de medicação controlada já é bastante utilizado. Porém, outros produtos e medicamentos que também possuem prazo de consumo, são esquecidos e não são muitas vezes inseridos nessa gestão.
Desse modo, logo que os itens entrarem no estoque, procure fazer o armazenamento dos produtos e medicamentos por validade e lote. Em virtude dessa organização, torna-se menor o risco do descarte de produtos por estarem vencidos, logo evita-se despesas desnecessárias.
Saiba o que tem menor e maior saída na farmácia
Ao fazer um levantamento de quais produtos são mais ou menos adquiridos, é possível escolher qual item deve ser providenciado em maior quantidade e qual produto não precisa de tanto investimento.
Um equívoco que muitos gestores que fazem controle de estoque cometem é fazer pedido de compra de uma grande quantidade de um produto que não tem muita saída. O grande problema é que ao fazer isso, o retorno financeiro será demorado e isso afetará diretamente a questão financeira do negócio.
O que deve determinar a quantidade do produto a ser comprado é a rotatividade, validade e armazenamento. Assim, fica mais fácil definir o máximo e mínimo de estoque desse item.
Se a farmácia ainda possui esse tipo de controle, procure fazer o quanto antes.. Liste todos os produtos, das quantidades, prazo de validade e lote. Logo em seguida, veja quanto desse produto é necessário para suprir sua demanda e estime até quando vai durar o estoque que você tem hoje.
Outra dica extra é fazer um controle também dos materiais que não são vendidos, mas que são imprescindíveis para que o estabelecimento funcione.
Faça um balanço do estoque regularmente
Um dos pontos mais importantes no que se refere à gestão do estoque com eficácia, é checar se o trabalho feito inicialmente está sendo mantido de forma assertiva.
Determine uma frequência, seja quinzenal, mensal ou quando você achar viável e faça uma análise do seu estoque. Uma vez que, ao fazer esse procedimento você consegue confirmar se tudo está correto.
Fazer esse balanço do estoque da farmácia, pode evitar aqueles danos relacionados à escassez ou excesso de um produto.
Invista em um bom sistema de gestão
Dependendo do seu tipo de negócio, o estoque pode ser uma das áreas mais valiosas da sua empresa.
Por isso, nem sempre fazer a gestão do estoque da farmácia através de papéis pode ser a forma mais eficaz e segura.
Ao optar por ter um sistema de gestão, o trabalho será mais produtivo e preciso. Onde os dados arquivados podem ser acessados facilmente e mostrarão de forma clara como está a movimentação do estoque.
Invista em uma ferramenta que ajude na gestão como um todo e que se adapte às necessidades do seu negócio.
Nós, da Vector, oferecemos um sistema modular e integrado 100% aderente às exigências de uma gestão hospitalar eficiente.
Se você tem interesse nesse tipo de ferramenta de gestão, clique aqui e entre em contato conosco!
Deixe um comentário