A rotina da área da saúde é muito intensa, onde as demandas surgem o tempo todo, por isso é importante compreender a diferença entre gestão e administração hospitalar.
Como são muitos os desafios a serem enfrentados, os profissionais são obrigados a atualizar suas formas de atuação mediante às equipes e aos processos hospitalares. Porém, não ter planejamento e viver somente resolvendo problemas sem um gerenciamento não é o tipo de gerenciamento mais adequado.
Quando fica claro a diferença entre gestão e administração, os profissionais envolvidos conseguem se desenvolver melhor e os resultados positivos aumentam também.
Veja a seguir a diferença entre gestão e administração hospitalar!
Gestão Hospitalar
Fazer a gestão de uma instituição de saúde é saber incentivar a participação e autonomia dos colaboradores. Para isso, um bom gestor precisa ter certas habilidades como:
- Alcançar metas;
- Habilidade para liderança;
- Ser exemplo e gerar comprometimento;
- Saber engajar as equipes;
- Capacidade de produzir mais, com menos esforço.
O profissional que deseja se destacar na área da saúde, deve saber englobar gestão e administração. No entanto, para conseguir isso, é fundamental ter um plano de ação estratégico, saber gerenciar processos, recursos e times, além de fazer o acompanhamento das rotinas. Porém, para que todas as técnicas administrativas sejam eficientes e proporcionem excelência operacional, é necessário fazer gestão, que nada mais é do que focar em resultados.
A gestão é formada por alguns pilares e um dos mais importantes é saber liderar, isto é, saber desenvolver o trabalho de forma natural, orgânica. As pessoas envolvidas precisam fazer parte do planejamento e das definições de metas e estratégias.
A falta de engajamento das equipes pode gerar erros durante a execução dos processos. O estoque de suprimentos e recursos acabam não sendo utilizados de maneira eficiente. Ou seja, fazer a administração diária já não é o suficiente para obter os resultados esperados. No entanto, fazer gestão de forma eficaz é uma forma de promover e destacar os profissionais que atuam dentro das instituições de saúde e também perante ao mercado.
Se esse é o objetivo do profissional, é necessário que ele se mantenha atualizado e tenha conhecimentos sobre a aplicação de técnicas administrativas, com foco nas competências atuais de gestão.
Administração hospitalar
Trata-se do conjunto de práticas e técnicas aplicadas na gestão de sistemas de saúde. A administração hospitalar envolve recursos humanos, materiais e processos, com foco na qualidade e eficácia no atendimento hospitalar.
Normalmente, funciona a partir de uma estrutura parecida a qualquer outra organização e envolve equipe multidisciplinar, divisão por área, atividades e responsabilidades, além do atendimento ao paciente.
A função principal do administrador de uma instituição de saúde é cuidar de toda a rotina da unidade de saúde, coordenando cada setor com o objetivo de garantir o bom funcionamento do hospital.
O administrador da área da saúde deve saber:
- Planejar, organizar e coordenar as atividades,
- solucionar questões administrativas, burocráticas e operacionais;
- Fazer a gestão de equipes, estoque e equipamentos.
Um dos maiores desafios de quem faz a administração na área da saúde está no aumento da eficiência da prestação de serviço, sem que haja negligência na assistência ao paciente.
Conheça a SIGHVECTOR
A VECTOR é uma empresa de tecnologia especializada em gestão de saúde apta a desenvolver soluções tecnológicas e serviços de consultoria para as mais variadas demandas e necessidades.
O SIGHVECTOR é um sistema de gestão hospitalar modular e integrado 100% aderente às exigências de uma gestão eficiente. Clique aqui , entre em contato conosco e saiba mais!
Deixe um comentário