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Como otimizar os processos do seu hospital ou clínica?

Saber otimizar os processos de uma instituição de saúde é tão importante como em qualquer outro tipo de negócio. Afinal, os clientes estão mais exigentes, a concorrência aumenta a cada dia e novas tecnologias surgem a todo momento. Por isso, os processos precisam ser bem administrados. 

A otimização destes processos é realizada através da estruturação e organização das etapas de produção com o objetivo de minimizar os erros e melhorar a produtividade.  

Em um ambiente hospitalar, essa melhoria pode ocorrer desde as atividades mais simples como na automação da gestão de insumos e no controle de uso dos leitos como em ações mais complexas como implantação de sistemas de armazenamento e segurança de dados, por exemplo. Ou seja, a otimização deve ocorrer em todas as etapas de um hospital ou clínica para que a gestão seja feita com assertividade. 

Para ajudar na otimização dos processos do seu hospital ou clínica, selecionamos algumas dicas para que você possa investir e colocar em prática. Confira!

Faça o mapeamento das ações 

Primeiramente, é importante que seja feito um levantamento de todas as atividades de trabalho. Em seguida, todos os processos devem ser analisados e fazer um mapeamento do que está funcionando e o que deve ser modificado. 

Feita esta primeira parte, deve definir KPI’s (indicadores de performance) para cada área. Para isso, pode-se contar com sistemas automatizados de gestão hospitalar. Ao adotar essa prática, torna-se mais fácil e efetiva a identificação de problemas e suas correções.

Invista em softwares que atendam as necessidades do seu hospital ou clínica. Dê preferência às ferramentas que disponibilizam relatórios e tenha acesso a todos os processos, desde de escala de funcionários, gestão financeira e agendamento de procedimentos até gestão de estoque. Tendo rápido e fácil acesso a esses dados, a otimização dos processos é mais bem sucedida e as tomadas de decisão são realizadas em informações reais. 

Informatize seu ambiente hospitalar

A gestão de um hospital ou clínica também depende da tecnologia e de suas atualizações.  Alguns processos hospitalares como manutenção de equipamentos e máquinas, controle de medicamentos e suprimentos, arquivamento de históricos médicos, dentre outros, devem estar organizados de forma integrada e informatizados para que os processos sejam realizados com eficácia e os pacientes sejam atendidos com qualidade.

Sendo assim, a automação e informatização de todo o ambiente de saúde é fundamental para a melhoria contínua dos seus processos e consequentemente satisfação dos clientes 

Realize o apontamento de melhorias

Após mapear ações e informatizar os processos, a última etapa é apontar o que pode ser melhorado dentro de cada setor. Por exemplo, faça um diagnóstico detalhando os processos e áreas mais rentáveis e eficazes,  de que forma podem ocorrer as melhorias apontadas, etc. 

Para uma gestão hospitalar eficiente é imprescindível que a otimização dos processos seja realizada regularmente e deve ser integrada à cultura da instituição hospitalar. 

Por isso, ao investir em sistemas de gestão hospitalar que permitam otimizar os processos, procure por ferramentas que se adequem às necessidades do seu hospital ou clínica. Uma implementação bem feita gera benefícios a todos os envolvidos. 

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