Como organizar o atendimento no hospital

Como organizar o atendimento no hospital

O atendimento hospitalar precisa de uma gestão eficiente, afinal é a atividade que primeiro tem contato com o paciente. Por isso, precisa ser um serviço de qualidade para que gere satisfação a todos os clientes.  

Fatores como infraestrutura, espaço interno e uso de novas tecnologias podem influenciar para um bom atendimento na instituição de saúde. 

Quer saber mais sobre as boas práticas para organizar o atendimento do hospital? Continue a leitura deste artigo!

Dicas de como realizar um atendimento de qualidade

Tenha uma comunicação clara e cordial

A comunicação desde o primeiro contato com o paciente deve ser objetiva porém sempre cordial, afinal estamos falando de pessoas que estão buscando ajuda médica e que merecem um atendimento humanizado. A equipe precisa ser bem treinada para que possa realizar essa atividade de maneira assertiva. 

No caso dos atendimento por telefone, as informações devem ser passadas calmamente e confirmadas depois para ter certeza que o paciente entendeu as orientações de forma clara. 

Processo de triagem no atendimento hospitalar

Algo que pode facilitar o trabalho e fazer toda a diferença no atendimento no hospital é implantar um processo de triagem já na recepção do hospital. Primeiramente, os atendentes podem coletar informações por exemplo sobre doenças preexistentes, medicação que já faz uso, tipo sanguíneo e qualquer outro dado que possa contribuir para a elaboração de um histórico médico do paciente e assim agilizar a consulta médica.

Outro ponto é que ao fazer essa triagem, o atendimento será realizado de acordo com as prioridades de saúde do paciente. Em casos mais graves, o paciente será atendido primeiro do que um em situação de pouca urgência, como resfriados por exemplo. 

Adotar essa prática assegura que os procedimentos hospitalares sejam realizados com mais segurança e melhoram a qualidade do atendimento. 

Investimento em tecnologia para organizar o atendimento

A tecnologia está cada dia mais moderna e fazer uso dela no atendimento hospitalar pode torná-lo mais produtivo e eficiente. No entanto, a dica é investir na implantação de sistemas que permitam o armazenamento de dados do paciente de forma estruturada e segura. Dessa maneira, é possível encontrar todos os prontuários dos pacientes, agendamentos de consultas e resultados de exames em uma plataforma só o uso de arquivos em papel.

Escolha ferramentas que ajudem na automatização 

Para que essa automatização de processos e dados seja feita com sucesso, é importante contar com soluções que atendam as necessidades do hospital e tragam vantagem tecnológica para realizar um bom atendimento no hospital. Para ajudar nessa escolha, veja a seguir algumas soluções que podem ajudar você a implantá-las no ambiente hospitalar.. 

Agendamento de Consultas – auto serviço

A solução de autoatendimento para o Agendamento de Consultas do SIGHVector é composta pelo agendamento de consultas via web e por um aplicativo personalizado para o hospital. Em ambos os casos, é possível configurar pelo sistema quais agendas (especialidades/médicos) e quais convênios estarão disponíveis para o agendamento on-line.

Todo o processo é totalmente integrado com o módulo de Agendamento de Consultas do SIGHVector, otimizando todo o processo – o paciente agendado pelo autosserviço é automaticamente inserido nas agendas já utilizadas pelo pessoal administrativo.

  • Módulo: Agendamento WEB

Como organizar o atendimento no hospital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O agendamento via web possui uma interface simplificada e intuitiva, podendo ser aberto através de um link existente no site do hospital.

Veja as características deste módulo:

  • Auto-cadastro: o paciente cria seu próprio login através do e-mail (sendo ou não paciente cadastrado no SIGHVector ou não);
  • Agendamento e cancelamento de agendamento;
  • Confirmação da consulta;
  • Dados mínimos para o agendamento: nome, cpf, telefone, convênio.

 

  • Módulo: App SIGHCare

Como organizar o atendimento no hospitalComo organizar o atendimento no hospital

O app SIGHCare foi pensado para facilitar a comunicação entre o paciente e o hospital, permitindo, além do agendamento de consultas, trocar informações via chat e quadro de avisos.

Conheça as vantagens: 

  • Auto cadastro: o paciente cria seu próprio login através do e-mail (sendo ou não paciente cadastrado no SIGHVector ou não);
  • Agendamento e cancelamento de agendamento;
  • Chat  (envio de mensagens e resposta por colaborador adm);
  • Confirmação da consulta;
  • Contatos do hospital: endereço, telefone e site do hospital;
  • Dados mínimos para o agendamento: nome, cpf, telefone, convênio;
  • Quadro de avisos – permite fazer campanhas de divulgação de informações segmentadas por idade, cid, sexo, cidade, etc;
  • Recebimento de notificações (dias antes e no dia da consulta).

Painel de Chamadas e Totem Senha

A solução de painel de chamadas e geração de senha do SIGHVector é totalmente flexível e foi elaborada para atender as diversas particularidades necessárias para sua implantação. Além disso, permite que o cliente configure as recepções existentes (1 para cada painel) bem como as mesas e salas de cada recepção.

  • Módulo: Painel de chamadas

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Trata-se de um programa que visa a exibição de painel de chamadas e que é integrado com o SIGHVector.

Características deste módulo:

  • Chamada por número da senha ou nome do paciente, exibindo o local que o paciente deve se direcionar;
  • Chamada por voz ( fala a senha ou o nome);
  • Cobertura total do processo de atendimento (abertura da ficha, enfermagem, médico, etc) ;
  • Lista das últimas chamadas;
  • Web-based (executado em browser) / Linux / Windows / Raspberry.

Considerações Finais

Concluímos que para oferecer um atendimento hospitalar de qualidade é preciso focar sempre nas necessidades dos pacientes. Ao investir em implantação de softwares adequados e em capacitação de equipe, o retorno será a satisfação dos pacientes. 

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