Evitar prejuízos no hospital é um dos grandes desafios dos administradores e gestores de instituições de saúde. Afinal, fazer a gestão de insumos requer planejamento, organização e uso de processos e ferramentas eficientes.
A gestão de estoque nesse tipo de organização é muito importante, pois impacta diretamente no atendimento dos pacientes. Ao realizar uma administração assertiva, utilizando recursos tecnológicos, é possível evitar que ocorra algum erro durante algum tratamento, procedimento cirúrgico ou internação.
As organizações que atuam diretamente nos cuidados de saúde da população quando deixam a desejar no gerenciamento deste setor, geralmente sofrem muitas reclamações. Pois, a falta de suprimentos em hospitais é muito mal vista.
Portanto, ao gerenciar qualquer instituição de saúde, seja um hospital ou uma clínica, por exemplo, deve se atentar à gestão do estoque de todos os produtos e materiais. Assim, evita-se o risco de ficar sem suprimentos, pois nem sempre é possível repor de forma rápida.
Para saber como evitar prejuízos ao hospital com um sistema, este post vai dar algumas dicas de como utilizar a tecnologia a favor da saúde. Veja todas as possibilidades e anote para colocá-las em prática, caso ainda não faça.
Tenha a listagem de todos os produtos
Primeiramente, para evitar prejuízos no hospital é importante que se faça um check-list de todo o estoque. Pois, sem uma listagem detalhada dos suprimentos torna-se mais complicado fazer uma gestão eficaz.
As instituições de saúde geralmente trabalham com muitos materiais, medicamentos, equipamentos entre outros diversos produtos imprescindíveis para manter o seu funcionamento. Por isso, é fundamental ter todos os itens catalogados e as quantidades necessárias para manter o estoque de acordo com as demandas do hospital.
Acompanhe a sazonalidade dos itens
Grande parte dos insumos de um hospital são compostos por medicamentos e itens perecíveis. Com a finalidade de evitar que a falta ou a sobra desses produtos causem prejuízos ao hospital, é importante acompanhar a suas sazonalidades.
Outra questão que vale o acompanhamento, é que muitos produtos podem sofrer mudanças em seu consumo durante determinado período. Geralmente, as variações climáticas interferem diretamente no consumo de determinados insumos.
Portanto, uma dica valiosa é acompanhar o histórico de compras do hospital e se basear nele para fazer o planejamento e projeção de compras futuras. Para isso, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado, nos quais o gestor pode controlar todos os medicamentos, equipamentos e materiais inclusive os de escritório e de limpeza.
O sistema permite que seja feito o controle de reposições e cálculos de estoque automáticos, solicitações digitais, fracionamento de produtos entre outras funcionalidades.
Armazene corretamente os produtos
Medicamentos e alguns produtos possuem data de validade e particularidades no que diz respeito ao armazenamento. Por isso, o acondicionamento incorreto pode estragá-los, causando grandes prejuízo ao hospital.
A fim de evitar tais danos, é necessário manter os locais de estoque limpos, organizados e na temperatura ideal para manter os medicamentos conservados. Coloque os produtos com vencimento próximo para que sejam utilizados primeiro, assim é possível reduzir a quantidade de produtos desperdiçados.
Evite perdas mantendo o inventário em dia
Ter um documento como um inventário que permite o gerenciamento dos estoques, é primordial para o bom funcionamento do hospital. Porém, de nada adianta se esse inventário não for atualizado regularmente.
Para que não haja prejuízos e perdas desnecessárias que possam prejudicar o balanço financeiro da instituição, é válido ter o hábito de fazer a gestão do estoque hospitalar. Mas, é fundamental dar prioridade aos produtos que impactam a questão econômica do hospital.
Existe um sistema que permite relacionar os produtos com valores mais alto, os itens mais usados e os que saem pouco. Dessa forma, os gestores conseguem administrar os estoques de forma rápida e confiável.
Faça o uso de um sistema de gestão
Hoje em dia a tecnologia proporciona mais agilidade e melhor produtividade nas empresas, inclusive nos hospitais. Além disso, poder contar com um sistema que seja compatível com os demais softwares do hospital é o ideal para uma gestão eficiente.
A era do papel está praticamente acabando e por isso é necessário implantar um sistema que automatize alguns processos. Um bom programa de gestão permite saber qual é o real consumo de medicamentos por paciente, encontra erros e seleciona os produtos que estão perto do prazo de validade.
Com esse tipo de sistema, você pode também fazer avaliações baseadas em indicadores e extrair relatórios detalhados.
A gestão de estoques através de um sistema de qualidade é primordial para evitar prejuízos ao hospital. Sem esse gerenciamento, o funcionamento da instituição será prejudicado. Acima de tudo é um trabalho que exige efetividade para que ninguém seja afetado.
Agora que você já sabe como controlar os estoques e evitar perdas, com certeza a sua gestão será muito mais assertiva.
Se você ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar, saiba que a VECTOR – GESTÃO PLENA oferece serviços de tecnologias e sistemas integrados que aumentam a eficiência na gestão hospitalar. Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.
Deixe um comentário