O sistema de gestão integrada no hospital ou clínica tem como objetivo principal a otimização da administração corporativa e, consequentemente, auxilia no atingimento de metas e melhores resultados.
Primeiramente, tais sistemas foram criados a partir da necessidade de uma maior organização de fluxos e processos de trabalho, além da eficiência na gestão dos dados por parte das companhias.
No setor hospitalar, a gestão assertiva e a integração dos sistemas se torna ainda mais imprescindível, já que para a redução de custos e controle das informações se tornou fundamental poder contar com um sistema de gestão para o negócio. Afinal, a quantidade de dados gerados em um hospital é enorme, e não têm como trabalhar de forma eficaz com sistemas que não estejam conectados.
Através da implantação e integração dos sistemas e automatização dos fluxos de trabalho, torna-se possível monitorar e controlar os processos, diminuir o tempo de atendimento aos pacientes, controlar os estoques e reduzir a quantidade de gastos desnecessários. Além disso, é possível evitar erros humanos e retrabalho, e permite a padronização dos processos, e melhorar a performance da equipe.
Para que você conheça outras vantagens, selecionamos 10 razões para ter um sistema integrado para gestão hospitalar. Confira!
1 – Acesso às informações de forma mais ágil
O sistema de gestão hospitalar foi desenvolvido para acelerar e facilitar as atividades que compõem a rotina de um hospital. Todavia, com esse tipo de software muitos processos que antes eram complexos, hoje são realizados de forma automatizada. Além de tornar o trabalho mais ágil, permite que haja mais tempo hábil para o atendimento ao paciente.
Também permitem a inserção e integração das inúmeras informações e dados em uma única plataforma e podem ser acessados simultaneamente por diferentes profissionais em setores distintos.
2 – Maior do controle do estoque e dos gastos
Os controles e relatórios que podem ser emitidos por um sistema de gestão hospitalar, promovem segurança e confiabilidade no gerenciamento das questões financeiras do hospital.
Ademais, as entradas e saídas podem ser monitoradas via web, o que garante maior assertividade e agilidade na tomada de decisões.
Outro fator importante é poder fazer o controle efetivo dos estoques hospitalares, pois com a implantação de um sistema integrado de gestão é possível fazer um controle detalhado do fluxo dos insumos e medicamentos.
Em um ambiente hospitalar é fundamental que haja um rigoroso controle dos estoques, pois são utilizados materiais de alto custo e muitos deles perecíveis. Dessa maneira é possível evitar prejuízos com compras desnecessárias ou descarte por prazo de validade.
3 – Redução dos erros humanos
Através do uso de softwares de gestão hospitalar, os protocolos são seguidos à risca e os procedimentos padrões são inseridos no sistema integrado através das ferramentas de prontuário eletrônico, de forma alinhada.
Contudo, os controles inseridos nos fluxos de prescrição permitem que a plataforma ajude na validação das informações coletadas e inseridas, permitindo a checagem de forma coerente de acordo com a solicitação.
4 – Permite mais segurança no armazenamento dos dados
Armazenar dados com segurança é imprescindível para qualquer negócio, em um ambiente hospitalar não é diferente. Por isso, é tão importante implementar alguns processos que assegurem as informações geradas no dia a dia. Portanto, criar permissões restritas para cada usuário e implantar rotinas de backup automáticas são essenciais.
Tais atividades devem entram na rotina administrativa e ser realizada com frequência, principalmente o backup que deve ser feito diariamente. Assim, é possível restaurar dados em situações urgentes, minimizando e, até mesmo, a perda de informações.
5 – Criação dei bancos de dados eletrônicos
O uso de um sistema integrado de gestão possibilita que o hospital tenha um banco de dados eletrônico centralizado. Isso permite a criação de grupos de acessos por departamentos, tornando o acesso aos dados mais rápido, fácil e seguro.
6– Garante um comparativo das informações
Cada instituição de saúde possui uma rotina de trabalho, ou seja, todos os colaboradores seguem as mesmas regras e processos, entretanto, tais fluxos são exclusivos e customizados conforme necessidade. Certamente, a parametrização dos softwares, pode ser realizada com o objetivo atender as demandas de cada área, assegurando maior adesão do sistema integrado por parte time.
7 – Acesso aos prontuários de forma eletrônica
A criação do prontuário eletrônico do paciente só foi possível com a implantação de um sistema de gestão hospitalar. Ao passo que, o registro das informações do atendimento ao paciente é feito, estes dados se tornam disponíveis em tempo real. Isso agiliza os processos de tomada de decisão quanto aos diagnósticos, além de tornar seguro o arquivamento do prontuário.
8 – Aumenta a produtividade
Investir em um sistema integrado de gestão implica em mudanças significativas nos procedimentos e fluxos de trabalho. Através da automatização, o sistema integrado evita retrabalho e possíveis erros humanos de digitação, por exemplo. Isso faz com que o profissional tenha mais tempo para se dedicar às tarefas assistenciais e tenha maior foco nas necessidades do paciente. Outro benefício é que o sistema permite fazer o uso de processos já testados e adotados por outras instituições, o que torna mais fácil a gestão, pois evita desperdício de tempo.
9 – Agendamento online de exames e consultas
Com a inovação da internet a vida do paciente se tornou mais simples quando o assunto é agendamento de consulta e exame.
A instituição hospitalar que faz uso de sistema integrado de gestão possui uma plataforma que permite a busca por datas e horários disponíveis de forma rápida e fácil.
Hoje em dia, proporcionar esse benefício aos pacientes é essencial. Além disso, ajuda a instituição a disponibilizar os serviços para um maior número de clientes.
10 – Pacientes melhor atendidos e satisfeitos
Inegavelmente, a implantação de um sistema de gestão integrado para gestão hospitalar é imprescindível para os gestores, para os colaboradores e também para os pacientes. Além das várias melhorias que ele promove, sem dúvida a mais importante é promover melhor atendimento ao paciente e deixá-lo satisfeito.
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